Lixo eletrônico: como descartar corretamente? Veja como se livrar de bateria, celular e outros dispositivos sem afetar o meio ambiente

Lixo eletrônico

A produção exagerada de lixo eletrônico tem se tornado uma grande preocupação mundial. Entenda como descartar esses produtos para reduzir impactos ambientais.

⠀⠀
A tecnologia tem se desenvolvido a passos largos e a cada dia nos deparamos com dispositivos eletrônicos inovadores. Atualmente temos, por exemplo, acesso a uma infinidade de entretenimento de qualidade. Conseguimos através de consoles de videogame, smartphones, caixas de som, projetores e smart TVs.

Eletrônicos normalmente possuem vidas úteis longas, principalmente quando temos cuidados especiais com sua manutenção. Limpeza esporádica é um desses hábitos que podem impactar positivamente a conservação de um dispositivo. Mas é claro que eventualmente esses aparelhos dão problema. Quando não é algo solucionável pelo próprio usuário ou mesmo por uma assistência técnica especializada, muita gente se pergunta qual destino dar ao eletrônico “falecido”.

 

Você já parou para pensar na quantidade de dispositivos eletrônicos presentes na sua vida e com qual frequência você se desfaz de um para adquirir outro, seja por interesse em uma nova geração ou por fim da vida útil do aparelho? O que você costuma fazer com isso que especialistas chamam de “lixo eletrônico” ou “e-lixo”?

 

Os perigos do lixo eletrônico

Talvez seja a hora de analisar o que fazer com aquele dispositivo parado na sua gaveta, aquelas peças esquecidas ou celular ultrapassado. Computadores e grande parte de eletrônicos contêm materiais tóxicos em sua composição, tais como chumbo, zinco, bário, retardantes de chamas e chromium. O chumbo, por exemplo, quando jogado no meio ambiente, pode causar danos ao sangue, rins e sistema nervoso de humanos.

 

Quando aquecido, o lixo eletrônico libera componentes químicos tóxicos na atmosfera e gerar problemas no ar. Aliás, não importa muito a forma de descarte: o e-lixo também causa problemas quando deixado em aterros sanitários, pois seus materiais tóxicos se infiltram na água presente no subsolo e a contaminam, afetando tanto o solo quanto os animais aquáticos nas redondezas.

 

Tal cenário não surpreende: muitas pessoas têm problemas com o descarte apropriado do lixo eletrônico, visto que esses dispositivos perdem valor de revenda no final de suas vidas úteis ou sequer cogitam repassá-los para um comprador, caso o aparelho abrigue muitas informações pessoais. 

 

Porém, há mais opções de descarte de e-lixo que talvez você não tenha pensado em tentar. A seguir você confere alguns métodos confiáveis e ecologicamente sustentáveis para dar um final feliz ao seu dispositivo eletrônico inutilizado.

 

Como descartar e-lixo

  • Devolva à fabricante: O cenário de poluição por lixo eletrônico é realmente preocupante e tem obrigado diversas empresas a adotarem políticas sustentáveis de descarte de seus produtos. Alguns fabricantes, como Canon, Apple e Samsung, já oferecem serviços de retorno de smartphones e outros aparelhos eletrônicos com o intuito de reaproveitar peças e, por conseguinte, diminuir a quantidade de material jogado no meio ambiente. No caso da marca da Maçã e da Samsung, em algumas circunstâncias o consumidor pode até ganhar benefícios para compra de novos produtos. 
  • Faça uma doação: certamente você encontrará uma instituição de caridade precisando de dispositivos eletrônicos para as mais diversas finalidades, mas sempre com o auxílio a pessoas e causas que necessitam de ajuda. Muitas vezes, mesmo os aparelhos que já não funcionam em perfeito estado são bem-vindos e podem servir para conserto. Ao tomar essa atitude, você estará auxiliando não somente o meio ambiente, mas também a sociedade. 
  • Revenda ou conserte: as duas opções mais óbvias são, é claro, o repasse do dispositivo ainda em bom estado para alguém interessado em pagar por ele. Há ainda a possibilidade de conserto, no caso daqueles que estão inutilizados por erros. Nessa situação, é importante considerar a contratação de uma assistência técnica especializada, que garantirá o bom funcionamento do produto.

 

O descarte apropriado de lixo eletrônico pode trazer benefícios essenciais para a vida: a reciclagem recupera materiais valiosos de aparelhos velhos que podem ser transformados em novos e, como resultado, economizamos energia, reduzimos poluição e efeito estufa, e salvamos recursos naturais ao extrairmos menos materiais para produção de dispositivos.

 

Em resumo, os impactos ambientais de um modo geral são diminuídos e, assim, temos como retorno mais tempo de existência neste mundo. Pense nisso!

 

NOS SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM E FACEBOOK!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *