Os controles profissionais impactam o desempenho nos games? Veja se NACON, Elite e PRO Controller valem a pena

Há quem diga que controles de alto padrão só valem a pena para profissionais. Será que isso é verdade?

 

Jogadores aficionados provavelmente vão concordar: a qualidade do hardware na hora da jogatina é muito importante para um bom desempenho. Indo além das configurações oferecidas pelo próprio console de videogames, como processador, memória RAM e armazenamento interno, periféricos como headset e controle fazem toda a diferença.

 

Seja você jogador do PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One ou outros, já deve ter se perguntado qual o real impacto do controle na jogabilidade. O mercado de games tem crescido consideravelmente nos últimos anos, inclusive no Brasil, e as competições de eSports ficam cada vez mais lucrativas. 

 

Em 2022, segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB) – via Veja – um total de 3 a cada 4 brasileiros são adeptos aos jogos eletrônicos. A competividade, é claro, só aumenta. Há quem diga que boas condições não ganham de talento e experiência, mas isso nem sempre é verdade. 

 

iamgem controle xbox one - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Um iniciante em Fortnite com equipamento de última geração dificilmente ganhará de um player com habilidades desenvolvidas e console mais antigo, certo? Correto, a menos que, por exemplo, o controle deste último apresente limitações e abra brechas para um golpe de sorte.

 

As empresas do segmento gamer lançam uma infinidade de produtos para diversos “níveis” de jogadores, do básico ao profissional. Um produto mediano certamente tem características avançadas em comparação com o de entrada, mas fica atrás daqueles voltados para aficionados.

 

A nível amador, isto é, se você joga com o intuito de se divertir, não há necessidade de um setup de alto padrão. A jogabilidade não deve ser comprometida – a não ser que você opte por um game que exige mais do que seu hardware pode aguentar.

 

No entanto, como mostram dados da Infobase, o Brasil já é considerado o terceiro país com mais jogadores de eSports no mundo, reunindo cerca de 66 milhões de pessoas. O mercado de games continua a crescer, trazendo oportunidades para players e streamers, mas a essa altura os meios fazem diferença. Um bom controle garante melhor performance por uma série de motivos.

 

jogar fortnite switch - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Tome como exemplo o PRO Controller da Nintendo, que oferece muito mais precisão para os jogadores. O equipamento conta com dois analógicos e oito botões, além dos direcionais, gatilhos e design confortável para garantir agilidade na hora de executar ações. Ele ainda possui possui sensores de movimentos, vibração Rumble e a funcionalidade NFC.

 

Já o Xbox Elite Série 2 possui mais de 30 novas maneiras de jogar como um profissional, incluindo as alavancas ajustáveis de tensão, a empunhadura emborrachada em toda a volta e as travas de gatilho para cabelos mais curtos. A NACON é uma empresa fabricante de controles especializados para jogadores de alto padrão bastante conhecida no segmento.

 

A verdade é que você não precisa ser profissional para investir em um bom hardware para jogar. Tudo que você necessita é ser competitivo o suficiente na jogatina e estar disposto a aprimorar seu desempenho, indo além das habilidades garantidas pela sua experiência.

 

Como é o seu setup gamer? Está pensando em adquirir um novo controle? Conte mais detalhes nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?