Notebook Quebrado: Vale mais a pena consertar ou comprar um novo?

Os computadores portáteis já são preferidos por muita gente, principalmente em tempos com trabalho remoto em alta. O desktop “grandalhão” passou a ser uma opção destinada a usuários específicos, e o notebook segue ganhando espaço entre lares, empresas e outros ambientes de trabalho e estudo.

Um dos grandes contrapontos do notebook reside justamente no aparecimento de falhas. Em meio à alta nos preços de eletrônicos e componentes, um laptop com problema pode ser uma grande dor de cabeça. Afinal de contas, a reparação tende a ser mais complexa e cara em comparação com a do PC.

Caso o seu notebook esteja apresentando problemas (ou você só esteja querendo saber mais sobre essa opção de computador para tomar uma decisão), a grande questão que surge é: vale a pena consertar ou será melhor comprar um novo laptop?

Por que cogitar o reparo do seu notebook

MECA5 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca


Por se tratar de um bem durável e de alto custo, você pode e deve cogitar o reparo do seu notebook, especialmente se o produto ainda não tiver muito tempo de uso. 

Saber o que fazer diante de um laptop quebrado sem a ajuda de um profissional é quase impossível, mas uma assistência técnica especializada dirá se o conserto vale a pena em termos de riscos e custos. Em boa parte dos casos, o benefício do conserto é maior que uma nova compra.

Mas existem algumas táticas para testar antes mesmo de levar seu notebook para o conserto. Nós separamos os principais defeitos relatados por usuários de laptops e dicas para resolvê-los em casa, sem estresse e sem a necessidade de muito conhecimento técnico! 

Confira abaixo os 5 principais problemas de notebook:

  1. O notebook está muito lento
  2. A bateria está fraca
  3. O teclado não funciona
  4. A tela está com defeito ou não funciona mais
  5. O notebook não liga
 
  1. O notebook está muito lento

É comum que aparelhos eletrônicos apresentem problemas após um tempo considerável de uso. No caso dos computadores, é possível notarmos uma lentidão no desempenho. Isso costuma ocorrer quando o usuário acumula excesso de arquivos. 

Em casos mais extremos, mesmo após apagar arquivos e liberar mais armazenamento, o usuário continua tendo dificuldade em realizar tarefas simples no notebook. A recomendação é sempre deletar fotos, vídeos, documentos, programas e aplicativos que não sejam úteis. 

Além disso, certifique-se de que o notebook não está inicializando junto com programas de forma automática. Algumas aplicações vêm com essa configuração ativada, mas basta alterá-la. Assim, você evitará o uso desnecessário de memória do seu computador quando ligá-lo ou reiniciá-lo.

MECA6 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

  1.  A bateria está fraca

A bateria do notebook é um componente essencial; se não estiver em boas condições, acaba anulando o principal benefício do laptop, que é a mobilidade. O usuário acaba ficando “preso” e precisa se certificar de ter sempre uma tomada por perto. 

 

A perda de qualidade desta peça também ocorre ao longo do tempo e uso. Os fabricantes de notebooks indicam quantos ciclos de carga cada bateria dura em sua vida útil. Afinal de contas, a bateria tem componentes químicos que naturalmente sofrem desgastes e interferem no seu funcionamento. 

 

Caso a sua bateria esteja fraca e você já não consiga mais utilizar seu notebook longe da tomada, pode ser a hora de fazer uma troca. É possível adquirir uma bateria nova para devolver a autonomia e mobilidade que o uso de um notebook propõe.

MECA7 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

  1. O teclado não funciona

Esse defeito representa um grande problema no uso do notebook, mas a solução pode ser muito simples: limpar o teclado.

A poeira atrapalha muito o funcionamento correto das teclas. Em casos mais extremos, também podem haver problemas de hardware e software, como um fio danificado e erro nas configurações do teclado.

MECA8 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

  1. A tela está com defeito ou não funciona mais

Assim como um notebook com a bateria que descarrega rápido, um notebook com a tela defeituosa também pode te “prender” e ter uma dinâmica semelhante a de um desktop. Afinal de contas, o único jeito de usar um notebook com tela quebrada é conectá-lo a um item externo – nesse caso, um monitor ou TV. 

 

Se esse ainda não é o caso, mas você já observa falhas na imagem e pode prever um apagão total da imagem em breve, a recomendação é levar seu notebook a uma assistência técnica. Os defeitos de tela são complexos e requerem conhecimento profissional.

MECA9 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

O notebook não liga

Tentou ligar o notebook sem sucesso? Eis as possíveis causas:

  • Carregador com problema
  • Bateria com defeito
  • Tela com falha
  • Problemas de hardware

Sugerimos que você faça testes para tentar definir o que está fazendo seu notebook não ligar. Você pode, por exemplo, testar outro carregador do mesmo modelo, colocar uma nova bateria do mesmo modelo e conectar o notebook em outra tela ou monitor através de um cabo HDMI ou VGA. 

Não há necessidade de comprar um novo carregador ou bateria, já que não se sabe ainda qual a causa do problema. Procure alguém que você conheça com o mesmo notebook que o seu para realizar os testes.

É importante ressaltar que, se a bateria não for de fácil remoção e encaixe externo, não recomendamos abrir o aparelho por conta própria para testar outra bateria.

Geralmente, notebooks têm conserto. Há uma vasta lista de defeitos que podem surgir, e não temos como citar todos aqui. Os problemas citados nesta matéria são apenas exemplos. O ideal é que você busque pela ajuda profissional de assistências técnicas como a M.E.C.A. Fix. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?