Notebook Gamer: Entenda as Vantagens e Desvantagens

Será que o notebook gamer só serve para quem joga? Quais são os prós e contras desse tipo de computador? A gente te responde!

 

Assim como outros eletrônicos, o notebook gamer disparou em popularidade desde o início da pandemia – tanto pela necessidade de trabalho e estudo remoto quanto pela oportunidade de entretenimento. Se você está pensando em comprar um computador novo, o laptop com potência para jogos deve ter chamado sua atenção, mesmo que você não seja fã de games. Afinal de contas, quais são as vantagens e desvantagens do notebook gamer? 

 

A resposta curta e simples: notebooks gamer têm componentes mais avançados e que proporcionam melhor desempenho para diversas tarefas. Desse modo, podem ser uma boa opção mesmo para quem não está necessariamente utilizar o computador para jogar. 

 

Em outras palavras, o notebook gamer pode e deve ser considerado por designers, programadores, fotógrafos, editores de vídeos, arquitetos e engenheiros, por exemplo. Aliás, qualquer usuário que precisa de uma máquina poderosa para rodar softwares pesados pode fazer bom uso desse modelo de computador.

 

Os prós e contras de um notebook gamer

 

Vantagens: 

  1. Processadores mais potentes

  2. Alta durabilidade

  3. Qualidade sonora e gráfica

 

Desvantagens:

  1. Preço alto

  2. Dificuldade em reparos

 

Apesar de não serem os mais baratos, os laptops gamer contam com melhor processamento, memória maior e outras características agradáveis. Além, é claro, da mobilidade que só um notebook pode proporcionar, como pontua a Universidade do Estado de Idaho, dos Estados Unidos

 

Confira a seguir mais detalhes sobre cada vantagem e desvantagem relacionada a um notebook gamer!

 

Vantagens

NOTEBOOKGAMER1 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

1. Processadores mais potentes

 

Os notebooks gamer têm CPUs de qualidade superior, o que facilita imensamente a execução de várias tarefas no dia a dia. Em conjunto com os demais componentes, esses processadores podem executar vários programas ao mesmo tempo, além de manter múltiplas abas abertas no navegador e reprodução de vídeos e músicas sem dificuldades.

 

Os laptops convencionais têm processadores menos potentes, já que são fabricados para lidar com ações mais simples, com foco na produtividade – como executar um aplicativo da Microsoft e navegar na internet em poucas abas. 

 

Com componentes mais robustos, os notebooks gamer também podem proporcionar mais velocidade para executar os programas no dia a dia. Do Zoom ao Photoshop e AutoCAD, o processamento interno desses modelos de laptop agiliza o cotidiano.

 

2. Alta durabilidade

 

O fator principal para determinar a durabilidade do notebook é o seu uso e também o nível de seu processador, memória e placa gráfica. Como laptops gamer costumam ter funcionamento interno top de linha, sua resistência à passagem do tempo é maior. 

 

Já que são construídos para lidar com tarefas mais pesadas, que exigem mais de seus componentes, os notebooks gamer podem ter maior durabilidade. 

 

Além disso, por serem voltados para o universo dos jogos, os laptops gamer precisam de capacidade interna mais robusta, com tecnologias mais avançadas que demoram a se tornar ultrapassadas. Assim, os usuários dos notebooks gamer podem passar alguns anos a mais com o computador sem precisar executar reparos ou trocar de máquina. 

 

Os notebooks convencionais, no entanto, são fabricados com peças que se tornam obsoletas mais rápido. Desse modo, a experiência de uso pode ser desgastante em um período mais curto.

 

NOTEBOOKGAMER2 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

3. Melhor qualidade sonora e gráfica

 

Outro destaque do notebook gamer são suas imagens de melhor qualidade e sistema sonoro mais alto e eficiente. Isso pode servir tanto para usuários casuais mais exigentes quanto para profissionais das áreas de edição de áudio, vídeo e fotografias, que podem aproveitar essas especificações mais avançadas em seus trabalhos.

 

Os portáteis convencionais geralmente têm displays com taxa de atualização que variam de 60 Hz e 120 Hz. Já os modelos gamer, para proporcionar a melhor experiência possível em jogos, contam taxas maiores, de 144 Hz, 240 Hz e até 300 Hz, o que resulta em imagens com melhor qualidade na tela. 

 

Os laptops gamer ainda oferecem placas de vídeo dedicadas para tornar a reprodução de imagens mais fluida – e liberar um pouco a carga de trabalho da sua CPU. Em relação ao sistema de som, eles têm alto-falantes maiores e mais altos. 

 

 

Desvantagens

NOTEBOOKGAMER3 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

1. Preço alto

 

Como diz o ditado: nem tudo são flores! É de se esperar que, diante de tantos benefícios, os notebooks gamer viessem com uma etiqueta de preço para lá de salgada. 

 

Pois é, os laptops gamer estão entre os mais caros do mercado de eletrônicos. O poderoso Lenovo Legion 5 (AMD Ryzen 7-5800H e placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3050), por exemplo, custa mais de R$ 6 mil! 

 

Mas não se assuste: é possível encontrar modelos com uma boa configuração e uma faixa de preço menor, como o modelo Acer Nitro 5, o Lenovo Ideapad Gaming 3i e o Dell Inspiron i15, que também são potentes e custam por volta de R$ 4 mil. 

 

2. Dificuldade em reparos

 

Outra desvantagem tem a ver com manutenções e reparos. Os componentes de alto padrão são um grande “pró” dos notebooks gamer, certo? É claro! Mas isso também significa que caso você precise fazer consertos mais tarde, o custo provavelmente sairá alto. 

 

Os notebooks são eletrônicos que naturalmente exigem mais conhecimento técnico quando algum componente apresenta falha. Diferente dos PCs de mesa (desktops), os laptops têm peças com instalações mais complexas e por vezes impossíveis de serem consertadas. Itens importantíssimos como placas-mãe, placas de vídeo, chipsets e processadores costumam ser fixados – o que dificulta a manutenção. Além disso, os laptops têm menos oferta de peças.

 

NOTEBOOKGAMER4 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

E você, vai de notebook gamer?

 

No fim das contas, a escolha de um computador depende muito do seu perfil como usuário. Ou seja, vale analisar o que é importante para você e como você pretende utilizar seu notebook ou PC no dia a dia. Assim, você certamente escolherá a opção da qual não se arrependerá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?