Nada de game over ou dores de cabeça! Se o seu Switch não conecta à internet, é possível solucionar o erro com passos simples
O Switch é um dos consoles de videogame mais famosos da atualidade. São vários títulos de jogos excelentes e exclusivos criados pela Nintendo que arrastam milhares de fãs ao redor do mundo há anos. Mas uma coisa não é diferente: assim como todos os dispositivo eletrônicos, assim como seus controles destacáveis, os chamados Joy Con, esses consoles podem apresentar problemas.
É claro que uma rotina de cuidados, tanto no Nintendo Switch como na versão Lite do console, pode ajudar e muito na preservação da performance de alta qualidade. A mesma coisa vale para o Joy Con. Limpezas esporádicas e eficientes também impactam diretamente na vida útil desses aparelhos.
Mesmo com a melhor das intenções, no entanto, há situações em que o problema não envolve cuidados “físicos”. É o caso dos erros na conexão com Wi-Fi, bastante comuns nos consoles da Nintendo. Se você já precisou passar pela situação frustrante de querer jogar no seu Switch sem coneguir conectá-lo à internet, saiba que esse problema é bem habitual e suas causas não são “bichos de sete cabeças.”
Na verdade, a falta de conexão com Wi-Fi no Nintendo Switch pode ser consequência de cinco pequenos erros relacionados a bugs e interferências. A seguir, você confere quais são esses problemas e qual o modo mais eficiente de resolvê-los.
Pequenos bugs
Se você utiliza seu console por muitos dias sem parar, alguns bugs podem acabar se desenvolvendo e afetar não somente a conectividade com o Wi-Fi, mas também outras funcionalidades importantes do Nintendo Switch. É aconselhado reiniciá-lo de vez em quando para garantir que isso não ocorra.
Falhas temporárias na rede
Assim como seu console, roteadores e outros equipamentos de conexão à internet podem gerar pequenos bugs se funcionarem por um período muito longo sem pausa. Reinicie seu modem, talvez junto com seu Nintendo Switch, caso você esteja enfrentando problemas de conectividade ao Wi-Fi.
Também é aconselhável desligar seu Nintendo Switch quando não estiver em uso. Isso porque reinicializações são preventivas e, além de tirar de jogo essas falhas na rede, ajudam na conservação dos componentes internos.
Problemas com roteador
Erros ligados ao seu roteador podem afetar dispositivos ligados a ele, obviamente. Tente reiniciar seu modem retirando-o da tomada por pelo menos 30 segundos. É recomendável contatar o provedor de internet responsável pela sua conexão para realizar passos específicos — por sua vez, mais complexos — de correção do roteador.
Sinal fraco ou interferências
Se o seu Nintendo Switch está muito longe do roteador ou só tem acesso a um sinal fraco de Wi-Fi, pode ser incapaz de manter uma conexão estável. Tente se aproximar do modem ou ajustar a posição das antenas para resolver o problema.
Interferência de sinal também pode impactar no desempenho do seu console com o roteador. Objetos metálicos ou outros dispositivos eletrônicos podem interferir nos sinais wireless da sua residência, tanto Wi-Fi quanto Bluetooth.
Afaste objetos como armários, aquários, smartphones e outros dispositivos sem fio, como fones de ouvido, e veja se isso melhora a situação. Se possível, desligue todos os dispositivos wireless da sua casa e desconecte-os do seu roteador. Depois, conecte seu Nintendo Switch sozinho ao modem e confira se o problema de conexão é resolvido.
Problemas de software
Seu console pode ter algum erro ligado ao software afetando a funcionalidade. Nesse caso, a melhor alternativa é fazer uma restauração completa para as configurações de fábrica.
Faça o teste de rede
Se os problemas de conexão com a Internet são recorrentes no seu Nintendo Switch, você pode estar se perguntando se há algo errado acontecendo com seu console. Assim como no PlayStation 4, é possível fazer um teste de rede através das configurações do dispositivo.
Ao abrir as configurações de conexão, faça uma busca por redes. Caso o seu Nintendo Switch seja incapaz de encontrar qualquer rede, é provável que o problema seja o próprio console.
No entanto, se apenas uma rede não é encontrada ou seu Switch não consegue conectar a uma específica — seu Wi-Fi, por exemplo — a culpa pode estar na própria conexão. É aconselhável entrar em contato com seu provedor.
Vale lembrar que esses e diversos outros problemas apresentados pelo Nintendo Switch podem ser solucionados por uma assistência técnica especializada no assunto.
Caso você não consiga resolver erros relacionados à conectividade do seu console, por exemplo, é interessante levar em consideração a busca por ajuda especializada antes de adquirir um novo. O Switch possui uma vida útil bastante longa e o conserto pode ser feito com facilidade por profissionais.