Nintendo Switch

5 Cuidados com o Joy Con que Você Precisa Saber

joy con

Desde os anos 80, a Nintendo é uma das empresas do mundo dos games que mais se preocupam em inovar e trazer formas diferentes de imergir jogadores no mundo virtual. Claro que essa tradição de pensar fora da caixa se manteve na atual geração: qualquer pessoa que segurar um joy con, o controle do Switch, percebe a sua qualidade e originalidade.

Porém, quanto mais tecnologia, mais atenção é necessária para garantir a longevidade do aparelho, do controle e dos acessórios. E é por isso que pensamos neste artigo: separamos algumas dicas essenciais de cuidados com o joy con, para que suas sessões de jogatina sejam tranquilas e o mundo continue sempre a salvo. Acompanhe!

A importância de cuidar do joy con

Faz muito tempo que a Nintendo superou a ideia de somente apertar botões, e o joy con é uma prova disso. Esse controle conta com muitas funções: você pode desmontá-lo, usar uma parte em cada mão, apoiá-lo em um suporte, montá-lo direto na tela, usá-lo na horizontal e por aí vai. Até sensor de movimentos ele tem!

Entretanto, poucas coisas são tão frustrantes para um gamer do que ter que lidar com um controle defeituoso. E justamente por serem tão versáteis, os joy cons requerem cuidados específicos, para garantir mais durabilidade e evitar problemas maiores.

Claro que as peças são resistentes e de qualidade, mas não há aparelho que resista a quedas, poeira e substâncias químicas e corrosivas. Portanto, tenha precaução com o acessório, para que ele não te deixe na mão!

Principais cuidados com o joy con

Não é tão difícil assim ter cautela com o controle do Switch: basta ter boas práticas e usá-lo com consciência. Quer entender melhor? Confira as dicas!

1. Deixá-lo limpo

As conexões e os sensores do controle são extremamente sensíveis. Afinal de contas, eles são os responsáveis pelas diversas formas de usar o joystick durante as suas horas de diversão. Por isso mesmo, é importante deixar todo o console limpo, incluindo os controles.

Sempre que necessário, use um pano de microfibras seco para tirar a poeira, tomando cuidado com as entradas. Para remover a oleosidade, você pode usar um pouquinho de álcool isopropílico no pano, mas passe o produto somente sobre a parte plástica. Se estiver inseguro, peça a um técnico profissional para fazer essa higienização, ok?

2. Não comer durante a jogatina

Por mais que dê vontade de beliscar um salgadinho ou beber refrigerante enquanto você aguarda a tela de loading, evite se alimentar durante a sessão para não ter que pegar no controle com a mão suja. Muitos alimentos soltam farelos, que podem se acumular nas entradas e nas beiradas do controle e prejudicar o funcionamento adequado.

As partículas de gordura dos alimentos grudam nas arestas do controle, e as gotas de bebidas podem cair sobre o aparelho, o que acaba o corroendo e causando defeitos. Nesses casos, o melhor é prevenir e separar a hora de comer da hora de jogar, para não ter que resolver um problema depois.

3. Manter o controle longe de animais

Além dos pelos serem vilões semelhantes à poeira, o seu bichinho de estimação representa outros perigos para a saúde do seu controle. Já pensou, você no primeiro lugar em um jogo de corrida, quando o gato pula no seu colo e derruba o joystick da sua mão? É pior do que qualquer filme de terror.

Da mesma forma, quando estiver carregando a bateria, seu coelho, seu hamster ou até seu cachorro podem roer os cabos. Aí já era: vai ser caro e dar o maior trabalho para conseguir um novo. O melhor é brincar com os animais em um momento e jogar videogame em outro.

4. Manusear com cuidado

Sabe aquelas alças que acompanham o controle? Elas são ótimas para evitar que, na hora de comemorar um gol, você não atire o joystick longe. Sempre que for jogar, prenda-as no pulso para conseguir se movimentar com mais liberdade. As straps são fundamentais para games que precisam do sensor de movimentos do joy con.

Além de prender no pulso, outra prática para adotar com o seu controle é encaixá-lo com cuidado no grip ou no console. Não adianta forçar; se o controle não deslizou pela trilha, retire-o e recomece o processo com calma. Lembre-se: ele só estará encaixado de verdade quando fizer um pequeno clique, então ouça com atenção antes de começar a jogar.

5. Guardar em local apropriado

Uma das melhores práticas para conservar o acessório é guardá-lo em um lugar seguro. Quando terminar a sessão, mantenha-o em um lugar pouco exposto, onde ele estará a salvo da poeira, da gordura e de outras impurezas do ambiente. Assim você também vai minimizar os riscos de quedas.

Além da sujeira normal do ambiente, outra vantagem é que o joystick ficará protegido da umidade e do calor do sol, que são extremamente prejudiciais para a integridade do controle. Não se esqueça de guardar também os cabos do console, enrolando-os de forma adequada para não formar dobras.

Quando procurar assistência técnica

Todos esses cuidados são para prevenir o aparecimento de problemas no joy con. Entretanto, se você cometeu qualquer vacilo e deixou o controle cair, se forçou o analógico ou se resolveu limpá-lo com algum produto químico, não esquente a cabeça: a assistência técnica vai salvar sua pele.

Evite abrir o controle por conta própria e mexer nas placas e conexões internas. A tecnologia é muito sensível, e qualquer coisa fora do previsto pode resultar na perda total do controle. Se você não quer ter que investir em um novo, não arrisque e o leve direto a um profissional, inclusive para prevenir problemas futuros.

Mesmo que você seja fã de jogar com movimentos do corpo, os controles são indispensáveis para os momentos de jogatina mais tranquila. O joy con une o melhor dos dois mundos e abre inúmeras possibilidades de mergulhar no mundo do seu game favorito.

Justamente por serem equipamentos tão robustos, é preciso que os donos de Switch redobrem os cuidados com o joy con. Hábitos simples, como guardar o controle, não comer enquanto joga e prendê-lo no pulso são sinais de apreço pelas inúmeras horas de diversão que eles proporcionam.

Se você não leu este texto a tempo e acabou deixando algum defeito acometer o seu joy con, não se preocupe. Entre em contato com a M.E.C.A.! Vamos deixar seu controle funcionando como novo!

Atenção, jovem gafanhoto! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *