Comparativo Nintendo Switch ou PS4: qual dos dois devo escolher?

nintendo switch ou ps4
O Nintendo Switch está completando dois anos de lançamento, tendo ultrapassado o PlayStation 4 em vendas no Japão. Isso mostra a força do último console da Nintendo. Mas não há como negar a superioridade de hardware e desempenho que a Sony oferece, além de uma biblioteca de títulos exclusivos e de third parties gigantesca. Aí vem a dúvida: Nintendo Switch ou PS4? Qual escolher? Enquanto a guerra dos consoles estava sendo disputada entre a Sony e a Microsoft, com a Nintendo relegada a um lugar sem destaque, a Big N entendeu quais foram os erros do Wii U e colocou em prática o que aprendeu. Resultado: o Switch foi o console mais vendido nos EUA em 2018. O PS4 continua forte, com a Sony constantemente investindo em exclusivos de peso, como God of War e Spider-Man, que bateram recordes de venda e foram aclamados pela crítica especializada. Diante disso, o jogador é colocado na terrível posição de ter que escolher qual console de última geração ele vai comprar. Se esse é o seu caso e você está em dúvida entre o Nintendo Switch e o PS4, confira o comparativo que preparamos!

Desempenho de hardware

A Sony sempre tentou se destacar pela qualidade de hardware de seus consoles e com o PS4 não é diferente. Por outro lado, o foco da Nintendo definitivamente não é o hardware. Então, não é nenhuma surpresa que o Switch não tenha o mesmo desempenho que o PS4. Com o dobro de memória RAM, melhor placa de vídeo e processador superior, o PS4 está em um nível bem acima do Switch. Sem contar que a versão Pro do PS4 aumenta ainda mais essa diferença, com melhor desempenho de alguns jogos e suporte a gráficos em 4K e HDR (High Dynamic Range). A resolução da tela do PS4 também é maior. A tela embutida do Switch tem resolução de 720p, chegando a um máximo de 1080p no dock. Alguns dos jogos mais importantes desse console, como o Zelda, só chegam a 900p.

Controles

É a partir deste item que a disputa entre Nintendo Switch e PS4 começa a ficar mais equilibrada. As visões das empresas sobre seus produtos mais uma vez são bem aparentes. Os controles dos dois consoles têm designs e usos bem diferentes, e não há um objetivamente melhor. O DualShock 4, do PlayStation, mantém o mesmo padrão conhecido desde o saudoso PS1. Embora o esquema de botões seja o mesmo do PS3, foram adicionadas novas funcionalidades, como um painel de toque, caixas de som e saída para fones de ouvido, bem como uma barra luminosa na sua parte superior. Mesmo sendo detalhes, certos jogos fazem uso criativo dessas funcionalidades, como mudar a cor da luz de acordo com a saúde do personagem. Já os Joy-Con da Switch são tudo, menos tradicionais — a não ser que você compre um Joy-Con Grip. Essa é a principal vantagem dos controles desse console: versatilidade. É possível jogar com eles presos ao videogame, cada um com uma pessoa, um em cada mão etc.

Jogos

Indo da parte técnica para a parte épica, ambas as plataformas têm jogos excelentes que fazem você querer comprar o console apenas para ter a oportunidade de jogar. Mas, como este texto é para ajudar você a escolher entre o Nintendo Switch e o PS4, vamos dar uma olhada no que cada um pode oferecer. O PlayStation tem certa vantagem por estar há mais tempo no mercado. A quantidade de títulos disponíveis é definitivamente maior, além do console ter versões da maioria dos jogos multiplataformas. A lista de exclusivos é uma mina de ouro: remakes de clássicos como The Last of Us e Shadow of Colossus, passando por franquias como God of War, Uncharted e Yakusa até sucessos absolutos como Horizon Zero Dawn, Spider-Man e Bloodborne. Os olhos chegam a brilhar! Mesmo sendo menor, a biblioteca do Switch não peca em qualidade. Embora não tenha tantos títulos de third parties, e certos jogos necessitem ter seus gráficos nerfados para rodar na plataforma, os títulos da casa compensam a diferença. A Nintendo sempre foi famosa por suas franquias como Mario, Zelda e Pokémon, que definitivamente estão entre as mais conhecidas do mundo. Zelda Breath of the Wild e Super Mario Odyssey são os destaques para os fãs de singleplayer, enquanto Super Smash Bros, Ultimate, Splatoon 2 e Mario Kart 8 Deluxe saciam a sede de multiplayer.

Preço

Um fator que infelizmente é decisivo para muitos gamers é o preço. Embora o Switch e o PS4 Slim estejam na mesma faixa de preço, quando se adiciona o custo dos jogos, o console da Sony leva a melhor. Como a Nintendo não tem mais produção nem representação oficial no Brasil, os preços de seus jogos no lançamento são sempre muito altos. Além disso, ao contrário do resto do mercado de jogos, a política da Big N é de manter esses preços por um tempo bem maior, muito raramente fazendo promoções vantajosas.

Futuro dos consoles

Se você ainda não decidiu se vai comprar o Nintendo Switch ou PS4, vamos para o último tópico: o futuro das duas plataformas. E pelo mesmo motivo que o PlayStation tem uma vantagem no quesito jogos, o Switch leva a melhor aqui. O PS4 já está chegando ao fim do seu ciclo, com previsão da vinda do PS5 para 2020. Embora estejam previstos grandes lançamentos para o futuro, como The Last of Us 2 e Death Stranding, os dias do console estão contados. O Switch, por outro lado, está no início do seu ciclo, com uma série de anúncios excitantes para este ano, como Bayoneta 3, Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order, Fire Emblem: Three Houses e The Legend of Zelda: Link’s Awakening, além de rumores de que o Game Pass do Xbox possa trazer exclusivos do Xbox para o Switch. Por mais informações que possamos trazer, no final, essa é uma escolha muito pessoal e que depende do que você espera de um console. Se você já comprou o PS4 no lançamento e está pensando em comprar o console da Nintendo, ou então é um nintendista de carteirinha, não há dúvida de que vale a pena comprar o Switch. Mas, se você não curte os exclusivos da Nintendo ou está procurando puro poder de processamento, o PS4 é a melhor escolha. A gente sabe que optar pelo Nintendo Switch ou PS4 não é uma tarefa fácil. Esperamos que esse comparativo tenha ajudado você a decidir qual é a melhor opção. E antes que você compre um PS4 desbloqueado achando que vai se dar bem, confira neste outro texto por que isso é uma cilada! Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independente do tempo, anula a garantia do aparelho. Na dúvida, procure ajuda especializada!

Desempenho de hardware

A Sony sempre tentou se destacar pela qualidade de hardware de seus consoles e com o PS4 não é diferente. Por outro lado, o foco da Nintendo definitivamente não é o hardware. Então, não é nenhuma surpresa que o Switch não tenha o mesmo desempenho que o PS4.

Com o dobro de memória RAM, melhor placa de vídeo e processador superior, o PS4 está em um nível bem acima do Switch. Sem contar que a versão Pro do PS4 aumenta ainda mais essa diferença, com melhor desempenho de alguns jogos e suporte a gráficos em 4K e HDR (High Dynamic Range).

A resolução da tela do PS4 também é maior. A tela embutida do Switch tem resolução de 720p, chegando a um máximo de 1080p no dock. Alguns dos jogos mais importantes desse console, como o Zelda, só chegam a 900p.

Controles

É a partir deste item que a disputa entre Nintendo Switch e PS4 começa a ficar mais equilibrada. As visões das empresas sobre seus produtos mais uma vez são bem aparentes. Os controles dos dois consoles têm designs e usos bem diferentes, e não há um objetivamente melhor.

O DualShock 4, do PlayStation, mantém o mesmo padrão conhecido desde o saudoso PS1. Embora o esquema de botões seja o mesmo do PS3, foram adicionadas novas funcionalidades, como um painel de toque, caixas de som e saída para fones de ouvido, bem como uma barra luminosa na sua parte superior.

Mesmo sendo detalhes, certos jogos fazem uso criativo dessas funcionalidades, como mudar a cor da luz de acordo com a saúde do personagem.

Já os Joy-Con da Switch são tudo, menos tradicionais — a não ser que você compre um Joy-Con Grip. Essa é a principal vantagem dos controles desse console: versatilidade. É possível jogar com eles presos ao videogame, cada um com uma pessoa, um em cada mão etc.

Jogos

Indo da parte técnica para a parte épica, ambas as plataformas têm jogos excelentes que fazem você querer comprar o console apenas para ter a oportunidade de jogar. Mas, como este texto é para ajudar você a escolher entre o Nintendo Switch e o PS4, vamos dar uma olhada no que cada um pode oferecer.

O PlayStation tem certa vantagem por estar há mais tempo no mercado. A quantidade de títulos disponíveis é definitivamente maior, além do console ter versões da maioria dos jogos multiplataformas.

A lista de exclusivos é uma mina de ouro: remakes de clássicos como The Last of Us e Shadow of Colossus, passando por franquias como God of War, Uncharted e Yakusa até sucessos absolutos como Horizon Zero Dawn, Spider-Man e Bloodborne. Os olhos chegam a brilhar!

Mesmo sendo menor, a biblioteca do Switch não peca em qualidade. Embora não tenha tantos títulos de third parties, e certos jogos necessitem ter seus gráficos nerfados para rodar na plataforma, os títulos da casa compensam a diferença.

A Nintendo sempre foi famosa por suas franquias como Mario, Zelda e Pokémon, que definitivamente estão entre as mais conhecidas do mundo. Zelda Breath of the Wild e Super Mario Odyssey são os destaques para os fãs de singleplayer, enquanto Super Smash Bros, Ultimate, Splatoon 2 e Mario Kart 8 Deluxe saciam a sede de multiplayer.

Preço

Um fator que infelizmente é decisivo para muitos gamers é o preço. Embora o Switch e o PS4 Slim estejam na mesma faixa de preço, quando se adiciona o custo dos jogos, o console da Sony leva a melhor.

Como a Nintendo não tem mais produção nem representação oficial no Brasil, os preços de seus jogos no lançamento são sempre muito altos. Além disso, ao contrário do resto do mercado de jogos, a política da Big N é de manter esses preços por um tempo bem maior, muito raramente fazendo promoções vantajosas.

Futuro dos consoles

Se você ainda não decidiu se vai comprar o Nintendo Switch ou PS4, vamos para o último tópico: o futuro das duas plataformas. E pelo mesmo motivo que o PlayStation tem uma vantagem no quesito jogos, o Switch leva a melhor aqui.

O PS4 já está chegando ao fim do seu ciclo, com previsão da vinda do PS5 para 2020. Embora estejam previstos grandes lançamentos para o futuro, como The Last of Us 2 e Death Stranding, os dias do console estão contados.

O Switch, por outro lado, está no início do seu ciclo, com uma série de anúncios excitantes para este ano, como Bayoneta 3, Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order, Fire Emblem: Three Houses e The Legend of Zelda: Link’s Awakening, além de rumores de que o Game Pass do Xbox possa trazer exclusivos do Xbox para o Switch.

Por mais informações que possamos trazer, no final, essa é uma escolha muito pessoal e que depende do que você espera de um console.

Se você já comprou o PS4 no lançamento e está pensando em comprar o console da Nintendo, ou então é um nintendista de carteirinha, não há dúvida de que vale a pena comprar o Switch. Mas, se você não curte os exclusivos da Nintendo ou está procurando puro poder de processamento, o PS4 é a melhor escolha.

A gente sabe que optar pelo Nintendo Switch ou PS4 não é uma tarefa fácil. Esperamos que esse comparativo tenha ajudado você a decidir qual é a melhor opção. E antes que você compre um PS4 desbloqueado achando que vai se dar bem, confira neste outro texto por que isso é uma cilada!

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?