Problema no chipset do PS4? Saiba o que pode ter causado

chipset

Defeitos no chipset do PlayStation 4 são comuns e podem ter diversas causas. Confira as principais possibilidades

Durante uma partida super importante seu PlayStation 4 parou de funcionar? Não há nada pior do que o console dar problema enquanto você joga, não é mesmo? Muitos defeitos no PS4 ocorrem em consequência a problemas no chipset do aparelho. 

Afinal, o que é chipset? 

O chipset do console é responsável por realizar diversas tarefas. O chipset nada mais é do que o conjunto de circuitos integrados na placa mãe do dispositivo. Além dos consoles videogames, podem ser encontrados em notebooks, PCs e smartphones. 

Apesar de pequeno, o chipset tem grandes responsabilidades para garantir o pleno funcionamento da máquina. Em uma analogia com o corpo humano, o chipset seria o cérebro. Capaz de recolher informações e enviar à parte do sistema adequada para a execução satisfatória da tarefa. Dentre as funções, se destacam as de hardware como controle dos barramentos, controle e acesso à memória e timer.

Por ter tantas responsabilidades, problemas no chipset do seu console podem acabar com sua diversão por diversos motivos.

Separamos alguns dos motivos mais comuns que causam defeito no chipset. Confira abaixo:

Sujeira acumulada

limpeza adequada do console pode te prevenir de muita dor de cabeça. A poeira acumulada nas saídas de ar do seu PS4 pode afetar seriamente o desempenho do aparelho. Com as saídas de ar bloqueadas, o dispositivo não consegue realizar o processo de refrigeramento dos componentes de forma adequada e acaba superaquecendo. Uma dica para evitar o acúmulo de sujeira é cobrir o dispositivo quando não estiver usando.

Além dos cuidados básicos em casa, uma maneira de evitar esse tipo de problema é procurando uma assistência técnica para efetuar limpeza preventiva. Não espere seu console parar de funcionar para cuidar dele!

Maresia

Uma das maiores vilãs no mundo dos eletrônicos é a maresia. Um problema grande para quem mora no litoral, a maresia nada mais é do que o ar úmido e salgado que vem do mar. Ela corrói os metais que compõem o dispositivo e enferruja os componentes.  

Oscilação de energia

Está jogando empolgado e a energia oscilou? Tenha cuidado! Pode prejudicar seriamente seu PS4. Apesar de quedas de energia serem muito comuns, não são nada inofensivas. O console pode até continuar funcionando aparentemente normalmente por um tempo, mas há uma forte tendência de problemas aparecerem no futuro. Defeito no chipset é um dos problemas mais comuns causados pela oscilação energética.

Quedas

Os consoles de videogame em geral são dispositivos delicados em seu interior. Quedas no seu PlayStation, principalmente se ele estiver ligado, são responsáveis por danificar seriamente seu console. Mantenha seu dispositivo em um local seguro, minimizando os riscos de acidente. Uma maneira de evitar problemas no chipset do seu PS4 é retirar todos os cabos quando o dispositivo não estiver ligado. Desligue o aparelho da tomada, e desconecte os cabos HDMI e rede.

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?