Buscando projetor novo? Veja 5 fatores a Considerar!

projetor

Há detalhes cruciais para que você escolha o projetor ideal, que cabe no orçamento e supre suas necessidades

Está pensando em comprar um projetor? Talvez essa seja a tecnologia que está faltando para alavancar seus momentos de trabalho, estudos ou até mesmo lazer. O mundo está cada vez mais online. Hoje temos plataformas de streaming, aplicativos e até mesmo aulas e trabalho remotos. Com isso, a presença das telas virou parte do dia a dia. Um projetor oferecerá praticidade e flexibilidade. Você poderá reproduzir no tamanho que desejar, de maneira confortável, o conteúdo que quiser. 

As opções são bastante variadas. De filmes e séries, com imagens até 36x maiores que uma HDTV de 50’’, a aulas, reuniões online e também gameplays. É possível melhorar a experiência visual com apenas um aparelho. Mas você sabe quais são os principais fatores a considerar na hora da compra? O que torna o projetor “de qualidade”? Além do preço, é claro, e das marcas mais confiáveis do mercado!

Listamos abaixo cinco pontos cruciais para que você opte por um aparelho de qualidade com bom custo-benefício e que, acima de tudo, esteja de acordo com as suas necessidades. 

1 – Quais as suas necessidades para Projetor?

Antes de mais nada, decida qual será a finalidade do seu projetor. Atualmente existem três categorias: Home Theater, para quem deseja fazer um verdadeiro cinema em casa; Empresariais, voltados para fins de trabalho, reuniões executivas e também aulas; e os Portáteis, que são geralmente mais baratos e utilizados como soluções rápidas, geralmente para apresentações de trabalho ou estudo também.

2 – Saiba quais os tipos de projeção

Há três tipos diferentes de projeção no funcionamento dos projetores do mercado atual. O tipo DLP entrega imagens nítidas com bom tempo de resposta, com contraste de cor e destaque nos pretos e brancos. 

Os projetores LCD oferecem imagens mais detalhadas e brilhosas. Além disso, apresentam performance ligeiramente mais silenciosas e eficientes, principalmente em termos de energia, se comparados aos DLP.

Já os LCoS são considerados dispositivos top de linha, um desenvolvimento dos LCD e DLP. Os projetores dessa categoria combinam as tecnologias anteriores para entregar excelentes imagens, com brilho, saturação ideal e transições suaves para vídeos e jogos.

3 – Brilho e contraste

A quantidade de lúmens, isto é, de brilho que um projetor apresenta é determinante para se saber quão potente o aparelho é em termos de reprodução da imagem. Quanto mais brilho branco, mais longe sua imagem chegará. 

Além disso, o brilho ou balanço de cor dirá quão vívidas serão as cores azul, vermelho e amarelo. Já o contraste da imagem é uma medida que determina a diferença entre as áreas mais escuras e as mais claras da imagem, impactando diretamente na colorações das imagens reproduzidas.

Portanto, leve em consideração esses dois fatores. Para melhor qualidade escolha a maior quantidade de lúmens possíveis, brancos e coloridos, e de contraste, pois as cores com possibilidade de projeção serão mais variadas. 

4 – Resolução do Projetor

Assim como em monitores, o número de pixels que um projetor é capaz de exibir coloca em cheque a qualidade da imagem reproduzida. Em termos práticos, quanto maior a quantidade de pixels, maior o detalhamento e nitidez da imagem. 

Sendo assim, procure saber mais sobre a resolução oferecida pelo modelo de projetor que você deseja. Atualmente, existem aparelhos que realizam a reprodução em 4K, que faz diferença significativa na projeção.

5 – Conectividade e tecnologia

É primordial que você saiba como funciona a conexão com o projetor antes de adquirir um novo modelo. Veja se será necessário adquirir cabos para fazer a conectividade. As entradas mais comuns são as HDMI, VGA e USB. 

A depender da sua necessidade, você pode ainda optar por projetores de alta tecnologia que possuem conexão com a Internet, o que permitiria a reprodução de conteúdo através do smartphone. 

Agora você já sabe o que ter em mente na hora de comprar seu novo projetor!  Comece sua pesquisa pelo modelo ideal disponível no mercado. O blog do M.E.C.A tem várias outras dicas sobre projetores, além de lista com os cinco melhores projetores 4K de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?