Problemas no cooler do seu console? Saiba o que causa e como solucionar!

cooler

O cooler do seu PS4, Xbox ou Nintendo Switch parou de funcionar? Confira algumas das possíveis causas para esse problema

 Independente de qual seja seu console favorito, o cooler é um dos principais elementos para mantê-lo em pleno funcionamento. Para conseguir rodar os jogos com gráficos pesados da melhor maneira possível, os dispositivos acabam exigindo bastante do processamento e das placas. Responsável pela refrigeração do equipamento, o cooler interno impede o superaquecimento do seu PS4, Switch ou Xbox. Em funcionamento normal, pode prolongar a vida útil do seu console por muito tempo.

Defeitos no cooler podem te tirar horas de diversão jogando seus games preferidos. Está ouvindo um som alto vindo do seu aparelho e parece ser o cooler? Ele pode estar em alta rotatividade. Se você estiver jogando jogos pesados, pode ser considerado normal, mas se você está apenas acessando os menus do seu console, pode ser um sinal negativo. Se você não quer se preocupar com problemas no cooler do seu console, confira algumas das causas possíveis para esse defeito e maneiras de evitar:

Acúmulo de poeira

 

Como já falamos por aqui antes, a limpeza é uma parte muito importante dos cuidados com seu aparelho. O acúmulo de poeira na parte externa do console pode ser resolvido com um pano de microfibra que não solte fiapos. A poeira, mesmo que superficial, ajuda a acumular calor no aparelho.

Uma das principais causas de problemas no cooler é a obstrução das saídas de ar com poeira. Muitas vezes o acúmulo de sujeira excessivo atrapalha o processo de refrigeração do aparelho, podendo impedir completamente o funcionamento adequado do cooler. Para evitar isso, aposte em uma limpeza periódica e preventiva.

Procure uma assistência técnica de qualidade para garantir que um bom trabalho seja feito no seu tão querido console. Somos uma empresa especializada com mais de 14 anos de mercado. Faça seu orçamento já!

Instalação em lugares inadequados

 

Seu console precisa de um lugar arejado e bem ventilado para funcionar da melhor forma possível. Nada de estantes fechadas, colocá-lo muito próximo de paredes ou cantos. Independente de qual seja seu dispositivo, deixe um espaço considerável para suas saídas de ar. A distância média mínima indicada para as saídas de ar não serem comprometidas é de 10 centímetros entre o console e a parede. Essa distância garante que o aparelho possa “respirar”.

Não sabe como escolher o local ideal para instalação? Priorize prateleiras abertas na parte superior e laterais, dê preferência ao cômodo mais ventilado da casa e, se possível com ventilação adequada ou até mesmo utilizando ventilador e ar condicionado. A temperatura ambiente deve sempre estar entre 5 e 35°C.

Em alguns casos, o uso de coolers externos e bases para seu console pode ajudar bastante a refrigeração adequada do aparelho. Elas podem ser alternativas mais acessíveis e super eficientes quando o assunto é manter o console resfriado. Existem várias opções com diferentes modelos para consoles usados na vertical ou horizontal, preços variados e funções no mercado para atender suas necessidades. Se atente às especificações técnicas para garantir que tenha voltagem compatível com seu console.

Uso de suportes inadequados

 

Outro item que pode prejudicar a vida útil do seu console e causar mau funcionamento é a instalação em suportes inadequados. Alguns materiais específicos, como o mármore, podem ajudar na propagação do calor e manter seu aparelho com maior refrigeração, enquanto a madeira, material comum nas estantes e prateleiras, conserva o calor e dificulta a ventilação adequada do cooler.

Uma alternativa com maior custo benefício do que bancadas de mármore para seu console pode ser a instalação de um suporte. Mantendo seu dispositivo elevado em relação à superfície, a circulação do ar acontece mais facilmente, poupando o cooler de ficar sobrecarregado e evitando o superaquecimento do console.

Faça pausas regulares

 

Por último, mas não menos importante, está a necessidade de fazer pausas regulares durante o gameplay. Sabemos que não é nada agradável parar o jogo quando estamos na jogatina, mas em cidades com temperaturas elevadas, pode ser uma maneira de poupar seu cooler e impedir que ele te deixe na mão.

Com horas a fio ligado e em atividade, seu console esquenta muito e pode sobrecarregar o cooler interno. Dê pausas ao longo das horas jogando para que seu aparelho possa respirar. Não jogue por mais de quatro horas seguidas sem parar para restabelecer a temperatura normal do dispositivo.

Está precisando de assistência técnica? A M.E.C.A FIX resolve seus problemas!

 

Seu PS4, Xbox ou Nintendo Switch não é mais o mesmo? Está notando sinais de falhas, console travando ou superaquecendo? Faça já um orçamento grátis e seja atendido pelos melhores profissionais do mercado. Somos especialistas na área e atuamos há mais de 14 anos acumulando um resultado positivo traduzido em milhares de clientes satisfeitos. Trabalhamos com manutenção de PS3, PS4, Nintendo Switch, 3DS, Xbox One ou 360.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?