Unreal Engine: entenda o que é e como funciona

unreal engine

Conheça mais sobre o motor gráfico da Epic Games e como funciona sua atuação nos games

Há mais de 20 anos, a pioneira Epic Games traz para o mercado dos jogos o motor gráfico Unreal Engine em C++. No primeiro semestre, a norte americana anunciou a chegada da nova versão do motor de jogos, o UE5, com melhorias significativas e novidades na iluminação e detalhes geométricos. 

Produzida pela norte americana pela primeira vez em 1998 para dar vida a um jogo de tiro em primeira pessoa, o Unreal Tournament, a engine hoje vai bem além disso. Fora os jogos de tiro, a ferramenta também é utilizada em jogos de corrida, esportes, RPGs, aventura, ação e muito mais.

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é um motor gráfico!

Também chamado de motor de jogos, o motor gráfico permite que o processo de desenvolvimento dos jogos seja muito mais rápido. Os desenvolvedores podem acessar os mecanismos contidos na estrutura da engine para implementar elementos nos jogos, renderizar e sintetizar gráficos realistas, áudio, calcular a simulação de comportamento de objetos como carros e muito mais. Dessa forma, as engines agrupam em único lugar todos os elementos de um jogo para facilitar o processo de desenvolvimento do game.

Em relação a suas concorrentes de mercado, a UE se destaca pelo poderoso motor gráfico. Além do motor que renderiza gráficos em 2D e 3D, tem facilidades como fazer animações e efeitos visuais, motor de física para detectar colisões, sons, inteligência artificial, gerenciamento de arquivos e a programação.

Dentro do processo de criação e realização do game, ela é fundamental para diminuir o tempo e custo do desenvolvimento ao simplificar ações necessárias para implementar as técnicas que citamos e muitas outras. Hoje, milhares de estúdios e desenvolvedores de games utilizam a ferramenta para criarem seus jogos de sucesso.

 

Como funciona?

Falando em termos práticos, é como se a Unreal Engine se responsabilize por fazer a base que os programadores precisam para trabalhar. Sem um motor de jogos, o trabalho é imensamente maior, tendo que criar do zero muitos conceitos essenciais para que a mecânica dos jogos aconteça de maneira correta. 

No vídeo de apresentação da nova Unreal Engine 5, pudemos ver um pouco do seu poder de força em ação no tão aguardado PS5. Durante a demo, rodando a 1440p e 30fps, conseguimos observar os avanços na iluminação global das cenas com a tecnologia batizada pela empresa de Lumen, e os detalhes ultra realísticos próximos até de um visual cinematográfico com o Nanite. 

Um aspecto importante das engines é a compatibilidade. A UE5 já está confirmada em títulos futuros como PES 2020, Hellblade 2 além do Fortnite e Fortnite: Save The World para Playstation 5 e Xbox Series X.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?