Jogo Travando Muito? Veja as Causas e Soluções!

Jogo travando

Se o seu jogo está travando constantemente, não se desespere: causado por internet ou memória, o problema pode ser solucionado.

Jogo travando é sinônimo de frustração, não tem para onde correr. Você pode utilizar qualquer tipo de plataforma, mesmo as melhores e mais populares — consoles como PlayStation 4 e Xbox One, portáteis como o Nintendo Switch ou mesmo o bom e velho PC gamer —, e ainda assim não estará imune a eventuais problemas.

Diversos defeitos podem ser evitados com cuidados rotineiros simples e especialmente limpezas esporádicas. Além disso, há vários problemas que podem ser solucionados pelo próprio usuário. Não aposente seus dispositivos eletrônicos sem necessidade. Muitos deles costumam ter uma longa vida útil.

Ao jogar algum título online, existem dois defeitos principais que podem ocorrer e travar o jogo: lag e desempenho baixo. 

Lag

Se você costuma jogar bastante na internet, é bem provável que já tenha enfrentado problemas de lag e latência alta. A informação leva um tempo para viajar do seu computador para o servidor do jogo, e isso resulta no lag. 

Não há muito a ser feito caso você esteja conectado a um servidor distante. Mas mesmo assim é possível melhorar a conexão de rede para ter uma melhor experiência durante os jogos. 

Baixo desempenho

Se o jogo estiver travando ou possuir uma baixa quantidade de quadros por segundo (FPS), provavelmente o hardware utilizado não está dando conta de executá-lo.  Ainda assim é possível melhorar o desempenho alterando algumas configurações e minimizando tarefas de segundo plano, ou ainda aprimorando a composição do dispositivo.

A seguir você confere algumas dicas de como melhorar sua experiência de jogo, caso esteja enfrentando travamentos. Muitas delas não exigem técnica ou mesmo custos adicionais; basta conferir alguns fatores básicos que por vezes são deixados de lado na hora de solucionar problemas do tipo.

Servidores próximos

Muitos jogos têm a opção de navegar entre os servidores disponíveis — em diferentes regiões do mundo, como Europa e América do Norte — ou automaticamente selecionar aquele mais próximo da localização dos jogadores.  Escolher o servidor mais próximo de você é, sem dúvidas, a forma mais eficaz de reduzir a latência, evitando que o jogo trave. Utilizar um servidor distante exigirá muito mais da sua internet; mesmo que a conexão seja excelente, não há garantias de que o jogo seguirá sem problemas.

Há outros dispositivos conectados?

Essa é uma pergunta que você certamente deve fazer caso o jogo esteja travando muito. Se alguém estiver conectado ao mesmo servidor de internet e assistindo a algum vídeo,por exemplo, isso provavelmente vai ter impacto na latência. Tente jogar quando não houver pessoas usando a rede ou peça educadamente que elas se desconectem por um tempo.

Conexão via cabo

Se o computador ou o console estiverem conectados à rede via Wi-Fi, você pode enfrentar um pior desempenho no jogo. Se possível, tente conectá-los ao roteador usando um cabo de rede ethernet.

Reinicie o equipamento da rede

Se estiver enfrentando um lag pior do que o normal, reiniciar o equipamento da rede pode resolver o problema. Isso vai desativar a rede por um breve momento, então feche o jogo antes e avise aos demais usuários da rede que ela vai ficar fora do ar.

Feche programas no PC

Antes de iniciar o jogo online, verifique se os programas que usam muita banda da internet estão fechados através do Gerenciador de Tarefas. Arquivos torrent, streaming de música e navegadores de internet podem ter um grande impacto na latência do jogo. Feche esses programas antes de começar a jogar. 

Execute uma verificação de malware no PC

Se você tiver uma infecção por vírus ou malware, alguns processos em segundo plano podem estar consumindo a banda da internet e recursos do processador. Atualize seu antivírus e execute uma verificação para encontrar e remover as infecções mais comuns. 

Atualize os drivers

O driver da placa de vídeo, por exemplo, é o software que permite o aproveitamento visual dos jogos. Se o driver estiver desatualizado, o desempenho pode ser gravemente afetado, pois as versões atuais sempre trazem melhoramentos e por vezes correções de bugs. 

Tente sempre executar a última versão do software da placa de vídeo. Você pode baixar a versão mais recente dos modelos da Nvidia, AMD ou Intel em seus respectivos websites.

Diminua as configurações gráficas

A melhor forma de melhorar o desempenho do jogo é diminuindo as configurações de vídeo. Isso pode piorar a aparência do vídeo, mas pode levar a um grande aumento no número de quadros por segundo (FPS), melhorando consideravelmente o desempenho. 

No menu de opções gráficas do jogo, procure por configurações como Resolution (Resolução), Anti-aliasing (AA — antisserrilhamento), Texture Quality (Qualidade da Texturização), Shadow Quality (Qualidade de Sombreamento) e V-Sync (Sincronismo vertical) e descarte opções de alto padrão. 

Considere melhorar o dispositivo

Se possui o mesmo console ou PC há muito tempo, algumas melhorias podem aumentar bastante o desempenho do jogo. A alteração do HD para um SSHD card, por exemplo, comprovadamente diminui o tempo de carregamento de jogos. Também é possível expandir a memória RAM de maneira simples e barata, além da placa de vídeo. 

Já a troca de processador, infelizmente, é algo que provavelmente não vale tanto a pena. Em resumo, além do processo ser complexo, esse tipo de peça não é facilmente encontrada e precisa ter compatibilidade com a placa mãe. As fabricantes normalmente produzem processadores com especificidades para seus produtos.

Se nenhuma dessas dicas solucionou o travamento nas jogatinas, considere entrar em contato com uma assistência técnica. Caso o problema tenha a ver com componentes internos, atitudes inexperientes podem ocasionar outros mais sérios. Profissionais especializados serão capazes de informar de maneira específica o que está havendo com o seu console ou PC, oferecendo uma alternativa mais sustentável para o problema. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?