Saiba como evitar problemas na fonte do Xbox One

A fonte do Xbox One, assim como a do Xbox One S, tem como função transformar a tensão da energia que ela recebe (corrente alternada) na ideal para o aparelho por ela alimentado (corrente contínua). Assim, a fonte tem um papel fundamental no funcionamento e na conservação do seu Xbox.

A fonte de alimentação funciona como uma barreira de proteção contra picos de energia e instabilidades. Por isso, ela é alvo de muitos problemas comuns, que podem variar de nível: de incômodos a risco de perda total do aparelho. Vamos agora conferir quais são esses problemas e como evitá-los. Confira!

Problemas mais comuns na fonte do Xbox One

Superaquecimento

A fonte do Xbox One conta com uma ventoinha embutida, o que gera um zumbido baixo naturalmente. Mas quando ele se torna excessivo, pode ser um sinal de que há algo errado com a fonte. O volume do zumbido aumenta com a velocidade da ventoinha, indicando um esforço maior para manter a temperatura constante.

O superaquecimento ocorre quando a ventoinha não está mais conseguindo realizar sua função, seja por um trabalho excessivo da fonte, seja por algum problema nela mesma. O superaquecimento é preocupante, pois a partir dele já é possível que haja danos permanentes à fonte e, consequentemente, ao seu console.

Caso note que o problema ocorre com frequência, leve seu Xbox a uma assistência técnica antes de perdê-lo. Afinal, melhor um ou dos dias sem jogar do que perder um console por bobagem.

LED laranja

Outro sinal de que há algo errado com a fonte é o LED laranja. Aquela luzinha serve como um aviso do funcionamento da fonte do Xbox One. A luz verde significa que está tudo funcionando normalmente, porém, se ela ficar laranja, significa que há algum problema com a alimentação do console.

A luz laranja quer dizer que a fonte está recebendo energia de forma deficiente ou de maneira irregular. Dependendo do caso, isso pode levar a desligamentos inesperados. O Xbox pode até mesmo não ligar. A Microsoft afirma que seus aparelhos funcionam em qualquer região do mundo, então recomenda-se fazer uma redefinição da fonte para esses casos. Para isso, é só desconectar os cabos do Xbox, esperar 10 segundos e tentar novamente.

Caso o problema seja o Xbox que não liga, procure tentar iniciar o console usando outra fonte, para verificar se o problema é mesmo na peça. Se a redefinição não funcionar ou os zumbidos e o superaquecimento se tornarem problemas constantes, é provável que a fonte já esteja danificada, e a assistência técnica será necessária.

Como evitar problemas na fonte do Xbox One

Com alguns cuidados, é possível evitar a ocorrência desses problemas. A primeira providência a ser tomada é se certificar de que a fonte está conectada diretamente na tomada, e que a voltagem 110v ou 220v é compatível. Por ser um equipamento complexo, o Xbox é muito sensível a variações de energia que podem ocorrer ao ligar vários equipamentos na mesma tomada.

Em seguida, a fonte em si deve estar posicionada corretamente, ou seja, em uma superfície lisa e dura, com os pés de borracha para baixo. Assim, não há bloqueio de suas entradas e saídas de ar. O local onde ela fica também deve ser bem ventilado, para evitar o superaquecimento. Inclusive, a maresia também é um grande inimigo de todos os equipamentos eletrônicos, como o Playstation 4. Então, procure instalar seus consoles em cômodos que não sejam tão afetados por ela.

Por fim, evite lugares com grande incidência de poeira, pois ela é sugada pela ventoinha e se acumula nas saídas de ar, dificultando a refrigeração da fonte. Mas lembre-se de que, mesmo sem poeira em excesso, ainda há esse acúmulo, então, recomenda-se fazer uma limpeza periódica da fonte.

A fonte do Xbox One é essencial para o funcionamento do aparelho, mas é também a origem de muitos dos problemas mais comuns nos consoles. Com os cuidados básicos citados, é possível evitá-los, mas às vezes é uma questão de azar. Se um desses contratempos acontecer, teste as soluções propostas, mas não deixe de contar com uma assistência técnica especializada para prolongar a vida útil do seu Xbox!

E você, já encontrou algum problema com a fonte? Foi fácil de resolver? Deixe o seu comentário aqui!

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

2 respostas

  1. Muito bom essas dicas.
    Tenho Xbox one a anos e não sabia destas informações..
    Só fui saber agora depois de várias fontes ⛲️ queimadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?