Som profissional: vale a pena ter em casa?

Qual é a real utilidade de um equipamento profissional no ambiente doméstico? A gente te explica – e ainda revela as melhores marcas do mercado!

 

Com a popularização de tecnologias cada vez mais avançadas, já é possível curtir entretenimento em grande estilo mesmo dentro de casa. Para aumentar a imersão em experiências de áudio, vídeo e jogos, muita gente procura instalar som ambiente, TVs LED ou OLED com alta taxa de resolução, entre outros equipamentos de qualidade. 

 

É claro que todo e qualquer segmento de eletrônico possui um vasto catálogo de modelos que atendem aos requisitos de usuários diversos. Nesse sentido, a escolha de um equipamento específico fica cada vez mais complexa. São muitos detalhes a serem levados em consideração.

 

audio - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

No entanto, quando se aprecia genuinamente uma experiência imersiva e de alto padrão, a principal dúvida costuma girar em torno das opções profissionais – aquelas que costumamos ver nos estúdios de gravação.

 

Mesmo que o usuário só vá utilizar o equipamento para fins amadores, será que não vale a pena adquirir um produto profissional? Afinal de contas, um equipamento de nível profissional deve garantir a melhor performance do mercado, não é mesmo? 

 

A seguir, vamos avaliar a real utilidade de um equipamento de som profissional no ambiente doméstico e falar sobre as melhores marcas do mercado!

 

Popularização do som profissional

 

headphones - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

O mercado de som profissional tem crescido muito nos últimos anos. Antes da pandemia de coronavírus, a organização de eventos, por exemplo, era uma atividade que necessitava de equipamentos de alto padrão. 

 

Porém, com a necessidade do isolamento, vários mercados precisaram se reinventar e passar por uma modernização. Não somente entretenimento e interação social precisaram virar atividades à distância, mas também trabalho e educação.

 

Com isso, empresas e usuários começaram a procurar por equipamentos de qualidade para os mais diversos fins – de transmissões de palestras ao vivo a jogatinas durante o final de semana.

 

Jogadores de eSports e influenciadores digitais já têm suas atividades reconhecidas como profissão. Além disso, o trabalho remoto foi recentemente declarado “direito dos trabalhadores” na Holanda. Nesse cenário, fica mais fácil compreender como o som de qualidade já não é mais uma exclusividade dos estúdios de gravação.

 

Equipamentos genéricos ou específicos

 

studio music - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Mesmo assim, as empresas que fabricam produtos de áudio profissionais têm equipamentos voltados para uso genérico ou específicos. Quem trabalha com som profissional, em geral, costuma atuar em um segmento específico – gravação de música, por exemplo. 

 

Os estúdios voltados para músicos costumam ter aparatos muito avançados de captação e produção, como mesa de som, cabos de qualidade, controlador MIDI, interface de áudio e mais.

 

Igualmente, cada usuário amador tem necessidades a serem atendidas por um determinado produto de áudio. Alguém que costuma jogar bastante deve procurar por um headset gamer, uma pessoa que adora ver filmes pode buscar por um sistema surround, já quem ama música irá atrás de fones com altíssima fidelidade sonora.

 

audio interface - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Porém, como é de se esperar, o usuário que pretende usar equipamentos de som profissional em casa pode não estar imaginando ir muito além de bons headphones, microfone e caixas de som. A menos que deseje começar a produzir música por conta própria (e isso também é bastante possível atualmente!).

 

Algumas características básicas podem ajudá-lo a definir o produto ideal. Antes de mais nada, é preciso definir qual será o ambiente onde o equipamento de som será utilizado, seja ele um fone, microfone, headset, etc. 

 

A partir disto, você poderá analisar a potência necessária para uma boa experiência de uso. Considere o tamanho do ambiente e a propagação do som para entender qual modelo será capaz de cobrir toda a área desejada. 

 

Além disso, pense na conectividade: você precisará mover o aparelho de som? A partir de qual dispositivo reproduzirá conteúdo? Essas perguntas responderão se você precisa de um equipamento habilitado para conexão Bluetooth e demais cabeamentos, como saída ou entrada de 3.5mm, USB e afins. 

 

Melhores marcas de áudio

 

microfone audio - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Se você está considerando investir em um produto de qualidade profissional para aprimorar sua experiência de som ou até começar a produzir conteúdo PRO na área, separamos uma lista com as melhores marcas da área!

 

Quando a empresa só vende produtos relacionados a som, a qualidade provavelmente é superior à outras marcas. Essa teoria é comprovada por nomes como:

 

  • Yamaha
  • Harman (Kardon, JBL, AKG)
  • Bose
  • Sennheiser
  • Behringer
  • Mackie
  • Audio-Technica
  • Shure

 

Todas se destacam principalmente na produção de instrumentos, fones de ouvido, caixas de som e equipamentos de som com características de nível técnico e profissional. Se você está procurando por qualidade máxima, dificilmente se arrependerá de ter comprado um produto feito por essas marcas e que atenda aos seus objetivos de uso.

 

Você pretende ter ou já tem um equipamento de som profissional na sua casa? Como é sua experiência de uso? Conte para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?