PlaystationXbox

Descubra 3 Erros Comuns na Utilização dos Controles

controles

Alguns cuidados especiais são essenciais para a preservação e bom funcionamento dos controles

Que os consoles de videogame precisam de manutenção, limpeza e cuidados para uso adequado você já deve saber. Mas e quanto aos controles, partes fundamentais para o bom aproveitamento do console e, ainda mais importante, a fluidez da experiência nos jogos?

Pois é, os controles também precisam de atenção para garantir funcionamento e estender a vida útil. No dia a dia, é comum que alguns detalhes importantíssimos escapem, provocando desgastes que podem evoluir para problemas sérios ou até mesmo perda total do aparelho.

Alguns cuidados básicos consistem em evitar o manuseio do controle com mãos sujas e realizar movimentos bruscos como quedas, batidas em outros objetos sólidos, etc. Além disso, o local onde o controle é armazenado impacta diretamente na sua integridade. Isso porque a exposição ao sol pode causar superaquecimento e danificar o aparelho, principalmente nos modelos que funcionam com bateria. O controle pode, ainda, acabar sendo pisado ou misturado com outros objetos caso deixado no chão, por exemplo.

Porém, existem três erros cruciais na utilização dos controles de videogame que os usuários cometem com frequência. Apesar de simples, a atenção para esses detalhes impacta bastante no funcionamento e vida útil desses dispositivos. Confira:

 

Carregamento na tomada

Muitos usuários fazem uso da tomada para carregamento dos controles, mas essa é uma das principais causas de queima na placa desses dispositivos. O recarregamento da bateria antes de acabar é muito importante, porém a utilização de fonte de energia adequada é ainda mais essencial. Isso porque existe a possibilidade da corrente elétrica ser maior do que a da fonte original do console. Uma corrente mais forte que a apropriada pode causar superaquecimento e queimar as peças internas, por exemplo.

Assim, para carregar seu(s) controle(s), opte por utilizar apenas a entrada USB do seu console.

 

Manter o controle ligado o tempo todo

Outro erro comum, que muitas vezes passa totalmente despercebido, é o uso contínuo do controle mesmo sem o manuseio. Isto é, esquecer o aparelho ligado apesar de não o estar utilizando, aumentando as chances de superaquecimento e diminuindo a vida útil da bateria.

Sempre que não estiver usando seu controle, desligue-o. Atente-se especialmente às ocasiões especiais como quando se utiliza o console para conexão com aplicativos como YouTube e Netflix. É comum que se esqueça o controle ligado enquanto se assiste vídeos e filmes, por exemplo.

 

Falta de limpeza na placa de controle

Assim como os consoles, controles de videogame necessitam de limpezas esporádicas nas peças internas para retirada de poeira, que se acumula naturalmente por conta do uso e também da exposição ao ambiente. Infelizmente, esse fator natural é bastante perigoso e pode danificar seriamente esses dispositivos.

É de suma importância que, além dos cuidados básicos, as peças internas sejam conferidas e higienizadas periodicamente; você mesmo pode fazer isso no caso dos consoles, mas a limpeza da placa de controle deve ser executada por profissionais especializados. Isso porque, dada a sensibilidade desses aparelhos, você pode acabar errando no manuseio e causando problemas maiores. Mesmo a higienização dos consoles é recomendável que seja feita por especialistas, especialmente quando o usuário não possui familiaridade com o assunto nem experiência com a manipulação das peças.

Portanto, na dúvida conte sempre com o apoio de uma assistência técnica especializada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *