Playstation

Problemas no PS4? Confira a Lista das Principais Manutenções

playstation 4

Os usuários do PlayStation 4, um dos consoles mais populares devido ao custo-benefício, geralmente buscam por troca de HD, conserto de botões e mais

O PlayStation 4, mais conhecido pela abreviatura PS4, é um videogame da Sony lançado em 2013. O console tem três versões principais: fat, slim e Pro, este último lançado em 2016. Seis anos depois, o PS4 ainda é um dos consoles mais populares devido ao custo-benefício que apresenta, mesmo após o lançamento do PS5, sendo esse também o motivo pelo qual seus usuários normalmente optam por manutenções preventivas ou corretivas quando o aparelho apresenta erros. 

Se o seu PS4 está apresentando problemas e você quer identificá-los, ou você quer saber mais sobre o assunto para prolongar a vida útil ou desempenho do seu console, confira neste texto as manutenções mais comuns que o PlayStation 4 precisa!

Modelos de PS4

O PlayStation 4 apresenta truques e funções que permitem seus usuários aproveitarem ao máximo o poderoso hardware e a impressionante lista de jogos disponíveis. O console chegou ao mercado cercado de expectativa e, de fato, se firmou como uma das melhores opções disponíveis, principalmente por causa das várias opções adicionais.

A primeira edição, Fat, tem esse nome por causa do peso e conta com 500 GB de armazenamento. Já a edição Slim, mais leve que a anterior, pode ser encontrada com armazenamento de 500 GB ou de 1TB. O console mais novo, PS4 Pro, tem funções ainda mais interessantes: faz reprodução de imagens em 4K e tem armazenamento de 1TB. As edições Slim e Pro têm 8GB de memória RAM GDDR5, leitor Blu-ray e sensor de movimento embutido no controle, o DualShock 4. O joystick também tem touchscreen e botão para compartilhamento. 

Outra vantagem é a vasta lista de jogos que rodam no PlayStation 4. A maioria dos jogos atuais rodam e ainda possuem versões melhoradas no PS4 Pro. Na lista de games compatíveis com o console da Sony estão FIFA, Far Cry 5, Minecraft, Injustice 2 e Call of Duty: Ghost, além dos exclusivo God of War (GoW), The Last of Us, Uncharted e muito mais.

Apesar de sua potência e qualidade, com peças e acabamento feitos para durar, o PS4 pode apresentar problemas em sua configuração ou componentes. Para aumentar a durabilidade e, ainda mais importante, o desempenho do console nas jogatinas, é comum que se faça manutenção preventiva do aparelho, além de cuidados básicos como limpeza esporádica e atenção no manuseio dos controles. 

É quase impossível afirmar com certeza do que se trata um erro específico no PS4 sem avaliação profissional. Porém, a seguir você confere as principais manutenções solicitadas à assistência técnica:

Reinstalação de sistema

A reinstalação do sistema pode ser necessária em caso de erros desconhecidos, processo de reset ou até mesmo nos casos em que o usuário resolve fazer um upgrade do HD do PlayStation 4 (expansão para 1TB ou mudança para SSD).

Conserto de botões

Essa é uma manutenção bastante comum, visto que os botões do console, mas principalmente dos controles, tendem a se desgastar com o tempo e de acordo com o uso. No caso do PS4 Fat, os botões power e eject possuem sensor de toque (touchscreen) e, portanto, sujeira e qualquer oxidação acumulada pode fazer com que parem de funcionar ou se apertem sozinhos.

Confira alguns cuidados básicos que podem ajudar bastante na conservação.

Troca de HDMI

Por se tratar de uma entrada bastante utilizada, suscetível ao calor e sensível a altas temperaturas e poeira, a entrada HDMI do PS4 apresenta problemas com frequência. O risco se torna maior quando o usuário não realiza limpeza no interior do console, nem se preocupa com a circulação de ar nas ventoinhas. 

Outra causa bastante comum dos problemas com a entrada HDMI é o mau posicionamento do cabo. Se você pluga e despluga o HDMI com frequência e geralmente permite que o cabo seja forçado contra superfícies, é possível que a peça acabe ficando com mau contato. Sabe quando o conector fica encurralado entre a mesa e a parede por falta de espaço? Pois é, isso pode fazer com que a entrada ou até mesmo o cabo sejam danificados. 

Troca de HD

A última manutenção da lista, na verdade, tem como objetivo único melhorar a experiência do PlayStation 4. Isso mesmo, trata-se da mudança de hard-drive (HD), isto é, o disco rígido de armazenamento do console!

A expansão do HD pode trazer benefícios que vão além de mais espaço para armazenar seus jogos favoritos – e olha que isso já é um ótimo motivo! Você poderá aproveitar mais funcionalidades, como serviços de streaming e on-demand, sem se preocupar. Caso o usuário opte por trocar o HD por um SSD Card, a lista de benefícios fica mais mais extensa.

ATENÇÃO!

É importante frisar que a ajuda de uma assistência técnica de confiança, com profissionais especializados, é essencial em todo e qualquer processo de manutenção ou correção do PlayStation 4. 

Jamais coloque seu aparelho sob a responsabilidade de alguém que não entende do assunto: a estrutura de qualquer dispositivo eletrônico é complexa e pode ser danificada facilmente por falta de conhecimento. Na dúvida, busque auxílio técnico!

 

E aí, gostou das informações a respeito do PlayStation 4? Conta pra gente nos comentários o que você acha dos modelos e seu sucessor PS5! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *