Controle Não Liga Nem Carrega?! Veja as Principais Causas e Soluções!

controle

Ao contrário do que você pode pensar, esses problemas no controle são bastante comuns e podem ser resolvidos com facilidade

Seja lá qual for o seu console ou até mesmo PC gamer, se você utiliza controle para jogar seus videogames preferidos, pode acabar passando por uma situação bastante frustrante e, infelizmente, bem comum. 

Imagine só estar no meio de uma partida e seu controle descarregar, ou pior: a bateria do dispositivo não recarregar de jeito nenhum. Esse e vários outros problemas podem acontecer com qualquer tipo de console ou controle, além de acessórios como headsets, e não é necessariamente culpa de uma marca ou modelo específico.

Xbox One, PlayStation 4 ou Nintendo Switch, pouco importa. Uma rotina de cuidados, incluindo limpeza eficiente, é essencial para manter tanto seu console quanto os controles, como o Joy Con, funcionando em boas condições. 

E ainda mais importante, o carregamento adequado faz toda a diferença. Manter o conector em boas condições de uso é estritamente necessário, pois força desnecessária e exagero de movimentos podem causar desgaste. Consequentemente, não carrega mais.

No entanto, mesmo que você utilize o controle do seu PlayStation 4 da maneira mais cuidadosa possível, é lógico que problemas são passíveis de ocorrer, como em todo dispositivo eletrônico. Exemplo bastante comum desses erros é quando o controle mexe sozinho.

Portanto, se o seu controle simplesmente se recusa a ligar ou recarregar a bateria, não esquente! Esses problemas são corriqueiros e acontecem por diversas causas. A boa notícia é que podem ser solucionados com facilidade. A seguir, explicaremos três possíveis erros que podem estar fazendo com que esses problemas apareçam e, é claro, como você pode resolvê-los.

Não liga ou não se conecta ao console

Se o problema for não ligar ou emparelhar com o respectivo console, tente os passos abaixo.

  1. Desligue por completo o console e o seu roteador de internet, e espere por alguns minutos.
  2. Ligue o console, mas mantenha o roteador desligado.
  3. Verifique se o controle funciona corretamente. Se funcionar, é possível que o sinal Wi-Fi do roteador esteja causando interferências. 

Ligue novamente o roteador para comprovar se o problema se repete. Se o controle fica problemático enquanto o dispositivo está ativo, a interferência está confirmada. Acesse as configurações do Wi-Fi do roteador e mude o canal em uso. Consulte o manual do seu modelo para realizar o procedimento.

Se a situação persistir, utilize o botão de reset. Use um clipe para ajudar. Depois, conecte o controle no console por um cabo USB para refazer o emparelhamento. O problema deve se resolver com esse procedimento.

A bateria não carrega ou se esgota muito rápido

Se este é o seu caso, antes de tudo, verifique os seguintes passos:

  1. Use o cabo que vem com o controle e o console: os cabos USB não são iguais. Um cabo diferente impede um bom contato com o sistema de carga do controle.
  2. Verifique se o console está devidamente ligado e configurado para carregamento dos controles, pois em alguns modelos o modo standby só realiza tal ação se as portas USB estiverem ativadas. Você encontra esse item nas configurações de energia e ajustes do modo standby do console.

Se você verificou esses dois passos e o controle segue sem carregar, considere a degradação da bateria. Você pode trocar a bateria do controle com a ajuda especializada de uma assistência técnica ou adquirir um controle novo.

O PC não reconhece o controle

Os controles normalmente têm adaptação para carregamento no PC. A Sony, por exemplo, tem um adaptador Bluetooth oficial para o controle do PS4 no desktop. Normalmente há instruções detalhadas de uso e o procedimento de configuração é bem simples. Mas se você não consegue carregar seu controle no PC, faça o passo a passo:

  1. Tente conectar em outra porta USB ou outro PC para descartar uma falha do adaptador ou do cabo.
  2. Tente também usar o controle sem adaptadores. Você precisará ativar o módulo Wi-Fi do Windows 10 ou do macOS. Depois, sincronize com o receptor Bluetooth. No PS4, deixe pressionado o botão PlayStation e Share ao mesmo tempo, até que a luz indicadora comece a piscar. O seu PC deve então detectar o controle.

Caso o controle continue sem funcionar, verifique se o adaptador funciona corretamente com outro dispositivo Bluetooth e que tem instalada a última versão dos drivers.

Se nada disso for suficiente, considere levá-lo numa assistência técnica com profissionais especializados, que lhe dirão exatamente qual o problema e poderão consertá-lo. Esses dispositivos têm uma vida útil bem longa, logo essa alternativa pode lhe trazer maior custo-benefício. 

4 respostas

  1. Fiz a troca do analógico e na montagem do controle liguei um fio do sistema de vibração ao contrário, agora o controle não liga e não carrega, alguma ideia do q possa ter queimado?

    1. Oi, Vinícius. Tem que ir medindo os componentes da placa para saber até onde queimou. O ideal é pegar alguma outra funcional de referência para saber.
      Qualquer dúvida é só falar com a gente!
      Um abraço

    1. Olá! Pode ser algo relacionado ao conector do controle, a bateria ou até mesmo a placa dele. Recomendo que leve até uma assistência mais próxima para verificarem para você a real causa do problema!
      Qualquer dúvida é só falar com a nossa equipe pelo número (21) 98849-3576
      Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?